A percepção de Valor do seu Trabalho
Já pensou em quantas horas você se dedicou para chegar onde chegou e de repente alguém diz que o que você faz é simplesmente: Ah, besteira. Faço isso de forma rápida; ou até mesmo: Ah, basta usar um programa, qualquer um pode fazer. Isso deve causar um enorme desconforto na maioria dos profissionais que passam horas dedicando o seu tempo em pró de uma formação.
Dentro do marketing, é trabalhado a ideia de resolução de problema. Ele sana a “dor” do seu potencial cliente? Com essa pergunta, podemos definir um produto que seja adequado para o mercado que queremos alcançar.
Enquanto profissionais, não podemos ficar brigando e reclamando de que as pessoas não estão valorizando o que fazemos. Essas pessoas, talvez não sejam o público que desejamos atingir, ou sejam pessoa replicando vícios de dentro desse mercado.
A melhor forma de se construir uma visão positiva em relação ao seu trabalho é construindo uma imagem e geração de valor, que ultrapasse a barreira do senso comum e indique que aquele sujeito, necessita daquilo que você faz.
Como eu posso fazer isso? Além da sua formação, é preciso ter habilidades interpessoais que façam com que você se adapte a situações dentro desse mundo extremamente inconstante. Oratória, negociação, empatia, storytelling, aprender constantemente e visão de mercado, são um dos exemplos.
O mais importante de tudo é: Apesar das suas habilidades técnicas, o que você tem de diferente que faça a pessoa ver você com outros olhos?
Como você vem tratando os seus potenciais clientes?