Como manter o estímulo acadêmico depois da faculdade?

Estou quase completando dois anos de formada, que pode não parecer muita coisa, mas algo que sinto falta da vida de universitária é o estímulo acadêmico que temos e que a faculdade propõe para a gente.

Depois que você completa a graduação o seu foco vai estar apontado para a sua carreira profissional e, pelo menos para a maioria, a vida acadêmica vai ficar meio que esquecida e deixada de lado, já que agora temos que garantir que dinheiro entre na conta e resolver todos os outros problemas de um recém-formado. Isso é quase inevitável e eu estava nesse caminho, até que um dia comecei a sentir falta de algo mais, de aprender mais, de conversar sobre assuntos relacionados à arquitetura e urbanismo, de ampliar os meus conhecimentos. Coisas que eu tinha de monte durante a faculdade, mesmo que eu não quisesse, junto com os professores e as participações obrigatórias em palestras.  

Engraçado como a gente só sente falta depois que não tem mais, não é?  

Bom, para mim foi dessa forma e esse assunto é um dos mais conversados aqui no Batente. Sobre como podemos nos manter animados para a vida acadêmica na arquitetura e manter a vida profissional também. É complicado, ainda mais que depois de passar o dia no escritório resolvendo as coisas e trabalhando, você ainda teria energia para outras coisas? Choices!

A principal dica que posso dar a você é, que mesmo com todas as coisas importantes que rolam durante do dia, não fica parada. Se manter atualizada nos assuntos de arquitetura é primordial na nossa profissão, então procura novos estímulos para isso que até na tua carreira vai impactar.  

O Projeto Batente é uma das coisas que me ajuda bastante em me manter estimulada para continuar estudando arquitetura e urbanismo, mesmo depois de passar o dia trabalhando com as coisas do Estúdio Batente, mas tem outras dicas que quero passar para você que pretende conciliar as duas vontades: a de continuar participando de eventos acadêmicos e trabalhar como arquiteta e urbanista, na sua vida. 

Procure eventos acadêmicos perto de você. 

Participar de palestras, roda de conversa, workshop, etc, abre muito a minha mente e sempre saio desses eventos acadêmicos com a cabeça pipocando de ideias, seja para soluções de projetos ou para matérias novas para o Projeto Batente.  

Só aqui em Fortaleza, se você for daqui, temos pelo menos umas 10 faculdades de Arquitetura e Urbanismo na cidade e que estão sempre fazendo eventos e palestras, muitas vezes são abertas ao público e nem ficamos sabendo, então procura que tu vai achar.  

Além de eventos presenciais temos uma ferramenta maravilhosa chamada internet que nos promove um acesso à vários vídeos e artigos sobre muitos assuntos.  

Se junte com pessoas que tenham a mesma vontade. 

Conhecer pessoas que procuram pelas mesmas coisas que você é maravilhoso, pois tem como rolar um networking maravilhoso, além de promover parcerias e compartilhamento de muitos assuntos. O bom desse grupo pode acontecer até mesmo via WhatsApp (como nosso grupo de News, por exemplo!), Instagram ou qualquer outra rede social.  

Eu amo demais os meus grupos de compartilhamento de informações, é um local que consigo aprender muito com outros profissionais sobre muitas coisas! 

Não pare de escrever. 

Como a produção de conteúdo do Projeto Batente não pode parar, eu consigo manter o hábito de estar sempre escrevendo sobre diversos assuntos. Mas você já pensou em criar uma rotina que inclua escrever também? 

O ato de escrever/falar sobre um assunto abre muitas possibilidades de conexão com outras pessoas, além de contribuir para o cenário acadêmico da arquitetura e urbanismo.  

Nós, do Projeto Batente, somos uma plataforma colaborativa exatamente para criar esse estímulo de conversar sobre arquitetura e urbanismo, além de construir um espaço para que todo mundo possa compartilhar os seus trabalhos.  

Então, colabore com Projeto Batente

Bom, essas foram algumas maneiras para que eu considero para manter a vontade de continuar participando do cenário acadêmico e estar sempre ampliando meus conhecimentos e pensamento crítico sobre muitos assuntos. Mas eu queria saber, também, o que você faz para o estímulo acadêmico depois da faculdade. Me conta aí! 

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *