Como Virar a Noite Fazendo Projeto de Arquitetura
Sejam com projetos do escritório ou com as entregas da faculdade, podemos dizer que de estudantes a profissionais virar noites é algo tão indispensável quanto o “Norte” em pranchas.
– Tentamos não virar?
– Tentamos
– Tentamos está à frente com os prazos?
– Mas é lógico, porém…
É algo que vai tão além que é difícil explicar, até a pessoa mais organizada e objetiva não consegue fugir 100% de um virote noturno de projetos. Trabalhar até altas horas e abdicar um pouco da vida social são comuns inclusive nos finais de semana, o que algumas pessoas não entendem.
– Onde vivem e o que fazem?
– O que fazem eu não sei, mas sem dúvidas não fazem arquitetura.
Porém, não é de todo ruim né colegas? Até gostamos de nos gabar dizendo que passamos “noites e noites” em claro projetando, e depois exibimos como troféu o projeto final resultante de tantas horas noturnas dedicadas, digo noturnas porque venhamos e convenhamos, essas horas tem um valor e um gostinho diferente, não é mesmo?
Separei aqui algumas dicas de como melhorar essas noites de virote:
Quantas horas eu preciso dormir por noite?
Começamos pelo começo. É importante sabermos quantas horas de sono nosso corpo necessita, por mais que seja quase impossível seguir essas recomendações e virar a noite ao mesmo tempo é bom que saibamos o que a National Sleep Foundation recomenda:
Adolescentes (14 – 17 anos): em torno de 10 horas por dia;
Adultos jovens (18-25 anos): de 7 a 9 horas por dia. Não devem dormir menos que 6 ou mais que 10 horas por dia;
Adultos (26 – 64 anos): de 7 a 9 horas por dia.
Além do Café.
Experimente outras opções além do café! Algumas pessoas podem ficar mais ansiosas com a cafeína, o que de nada adianta você virar a noite se não conseguir produzir com qualidade, aí sim podemos dizer que são horas incompensáveis de sono, algumas opções são:
Água gelada: Além de dar aquela “espertada”, faz com que suas idas ao banheiro sejam mais frequentes, o que consequentemente não lhe deixa dormir.
Chás: Chás de ervas (descafeinados) trás enorme quantidade de ervas, o que te deixa mais ligado.
Saco vazio não para em pé
Lanches leves: Tenha calma que a comida do mundo não vai acabar em uma noite, faça lanches rápidos e práticos que otimizem o seu tempo, coma sanduíches ou torradas, faça aquele macarrão com queijo, tenha sempre algo para “beliscar”. Mas não exagere, comer demais vai lhe deixar sonolento.
Proteínas: Alimentos ricos em proteína lhe deixa cheio de energia. Para aqueles que não comem carne, existem várias opções como grão de bico no forno, hambúrguer de lentilha, amendoim, entre outras.
Diga não ao Doce: Esqueça o brigadeiro, alimentos com muito açúcar lhe darão um pico de energia por algum momento e logo depois lhe deixará sonolento.
Banana e Maçã: Qualquer fruta é sempre uma boa escolha, mas essas duas no caso merecem um pouco mais de destaque, a maçã mantém o nível de açúcar instável no seu sangue, e a banana por ser rica em proteína B1 e potássio vai lhe dar mais energia.
Exercício e Música
Faça pequenas movimentações, como alongamentos ou pequenas voltinhas pela casa, isso vai dar uma acordada e tirar o seu corpo da zona de conforto.
Seja do Funk ao Instrumental, ouça músicas que lhe anima, isso vai tornar sua noite menos tensa e temos inclusive algumas sugestões para você aqui.
Esqueça o energético
Já citei aqui várias opções que lhe ajudarão a virar a noite, mas lembre-se que sono é uma necessidade e que seu corpo vai lhe cobrar isso, o energético faz você esquecer essa necessidade por uma noite,mas quando o pico de energia cai o resultado é desastroso, você dorme seja lá onde for. (Já dormi no busão inclusive, olha o perigo).
Desapegue e reconheça seus limites
O objetivo de você virar a noite é produzir, se você percebe que não está mais fazendo nada que preste não faz um pingo de sentido mas você teimar em ficar acordado, sua cabeça não vai funcionar, seu cad vai sair errado, seu texto não vai ter nexo, seus desenhos vão ficar uma B0$T@.
Por fim, como falei no início é quase impossível você não precisar virar algumas noites fazendo projeto, para essas necessidades existem todas essas dicas e recomendações. Para as outras, recomendamos um excelente sono, uma meditação, um filme ou qualquer outra coisa que ponha sua saúde mental em dia, como diz Jade Maranhão: “Somos matéria, e precisamos cuidar dela”.
Abraço, bom trabalho ou bom sono.
Amei o texto e me identifico muito, tantas e tantas noites acordadas pra dar conta dos projetos.
Amo os conteúdos de vocês, leio sempre e não parem. Hahaha
Virar a noite faz parte da vida do estudante de arquitetura! Muito obrigada pelo feedback!