Projetar ouvindo música só faz bem
Estudos comprovando que projetar com música tem efeitos positivos na rapidez e na qualidade do trabalho

A gente já sabia, mas existem estudos que comprovam que projetar ouvindo música aumenta a produtividade. Um deles foi publicado em 2005 pela University of Windsor, Canadá, e prova por a+b que ouvir o que você gosta tem efeitos positivos no seu humor, na rapidez e na qualidade do seu trabalho.

Teresa Lesiuk, a responsável pelo estudo, fala de antigas e novas teorias relativas a música. Cita diversos estudos, vários deles sugerem que as experiências musicais produzem picos de sentimentos e experiências, incluindo medidas mensuráveis ​​emocionais como arrepios, risos, nódulos na garganta e lágrimas. Aumentos significativos no estresse fisiológico são relatados para aqueles que prepararam a tarefa sem música, enquanto a presença de música suprime aumentos significativos na ansiedade subjetiva, pressão arterial, e frequência cardíaca.

Sentimentos positivos leves podem influenciar a forma como a gente percebe as coisas do mundo ao redor. Estudos fornecem evidências de que existe maior integração ou percepção de relações entre estímulos com pessoas que se sentem felizes e, por sua vez, leva a melhorias moderadas no desempenho da tarefa.

Análise de hábitos variando as músicas selecionada, tipo, duração e gênero revelou pouca relação com o humor dos funcionários, produtividade e satisfação no trabalho. Familiaridade com a música e a apresentação descontínua foram sugeridas como a forma na melhoria do desempenho. Além disso, os indivíduos valorizam sua própria música ou “música preferida” ao considerar a música que melhor os relaxa. Diferenças individuais é um fator importante a ser levado em conta, por isso fone de ouvido pode ser mesmo melhor opção do que som ambiente.

O artigo também traz algumas dicas pontuais, como pausar a música quando for ler algo importante ou absorver algo novo. Procurar músicas instrumentais quando o trabalho for mentalmente mais pesado e, obviamente, fones de ouvido. O que agrada você pode atrapalhar pra caramba o coleguinha ao lado.

Cada um tem seus gostos e seus estilos. Mas o que eu, pessoalmente, mais demorei pra encontrar foi músicas que me fizessem focar em uma atividade específica que demande atenção. Como a maioria das pessoas da nossa geração, estou acostumada a fazer mil coisas ao mesmo tempo e acabar não prestando atenção em nenhuma. Nisso a música eletrônica me ajuda. Vai que te ajuda também?

Então tá aí uma playlist linda com mais de duas horas de duração só com músicas eletrônicas mais instrumentais e batidas que me ajudam a esquecer o que acontece a minha volta. Aproveita e segue nosso perfil no Spotify!

Como Citar essa Matéria

MARANHÃO, Jade. Projetar ouvindo música só faz bem. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de novembro de 2017. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/projetar-ouvindo-musica-so-faz-bem>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

2 thoughts on “Projetar ouvindo música só faz bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *