CowParade Brasil: Fortaleza 2018

Todas as pessoas que estavam em Fortaleza, Ceará, durante o mês de novembro devem ter visto várias vaquinhas coloridas espalhadas pelas ruas ou em marcos da cidade e se perguntado: “O que é isso?”. Bom, as vacas pintadas fazem parte do CowParade, um evento cultural e artístico com finalidade para causas sociais.  

Significando o maior evento de arte a céu aberto, o CowParade, já teve 97 edições em 33 países, sendo 12 edições aqui no Brasil, onde é feita uma seleção de vários artistas para usarem uma escultura de vaca, feita de fibra de vidro e de tamanho real, como tela de arte. O evento surgiu em 1999 com o artista suíço, Pascal Knapp, que criou diversas esculturas de vaca para provocar o riso e tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural, de forma que as vacas ficam expostas em vias públicas ou marcos da cidade e podem ser apreciadas por todos.  

 

informações gerais exposições
Informações gerais de todas as exposições feitas.

Dessa forma, a última edição aconteceu aqui em Fortaleza, em 2018, foi realizada pela TopTrends, foi patrocinada pela rede Extrafarma , por isso que a maioria das peças terem sido expostas juntamente aos pontos das farmácias, além de contar com o apoio da Prefeitura de Fortaleza.  

A seletiva, para fazer parte do CowParade Fortaleza 2018, foi aberta em agosto e no site do evento explica que: “pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers, grafiteiros, artistas plásticos, amadores ou profissionais apaixonados por arte e interessados em expressar seu talento e criatividade fazem parte desse projeto.”. Foram escolhidos 43 artistas, além de terem chamado algumas personalidades importantes da cidade de Fortaleza para a última edição, totalizando 55 vaquinhas com diversas pinturas e significados.  

Agora que vem a pergunta, mas porque vacas? No site do CowParade Brasil os organizadores explicam que existe algo mágico nas vacas e tem significados diferentes em cada parte do mundo. Eu amei as formas de vaquinhas, elas causam impacto visual bem rápido, ainda mais quando coloridas com as pinturas, além de que mostra uma forma bem diferente de manifestar a arte urbana na cidade. 

“A escultura de vaca da CowParade é uma forma criativa de reproduzir uma tela tridimensional para que o artista se expresse. Com pincéis, tubos de cola, apliques variados e outros materiais o artista pode aproveitar toda a vasta superfície em tamanho natural, repleta de particularidades e curvas de uma vaquinha.” – CowParade Brasil. 

Como já tinha dito antes, as vacas ficaram espalhadas pela cidade de Fortaleza, muitas vezes atreladas aos estabelecimentos das farmácias da Extrafarma e chamaram muita a atenção de muitas pessoas que passavam por elas tanto pela sua forma quanto pelas pinturas que ficaram muito lindas! As esculturas ficaram até Dezembro quando forma recolhidas e leiloadas para arrecadar dinheiro para causas sociais. Quando descobri que o dinheiro iria para beneficiar quem precisa eu achei ainda mais maravilhoso a proposta do evento, pois abre os olhos das pessoas para a arte urbana e as manifestações artísticas.  

Com a vontade de ver todas as esculturas que estavam por Fortaleza, organizei um passeio ciclístico com os amigos para ver algumas e foi muito maravilhoso, vou compartilhar algumas fotos desse dia para você ver algumas vacas, mas se quiser ver todas elas é só ir ao site do CowParade que todas vacas estão listadas por lá.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para quem não viu, no último programa do Batente na Rádio conversamos com a arquiteta e artista plástica Andréa Dall´olio, que participou do CowParade Fortaleza 2018, sobre arte urbana e foi muito massa. Vem assistir!

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *