Dicas para evitar a procrastinação 1 (organização)

Eu sou uma pessoa desorganizadíssima quando se trata de vida pessoal, mas para estudar e trabalhar é tudo bem direitinho, cumprindo prazos e com cronograma de trabalho em dia. Para me manter organizada (pelo menos nessas áreas da vida) eu tive que aprender a deixar a procrastinação de lado, uma vez que ela é de longe a maior culpada dos prazos não cumpridos.

Coloquei aqui nesse post o passo a passo que me ajudou. Ninguém muda do dia pra noite, é um processo que vai transformar esses passos em hábitos. Existem épocas que sua vida vai estar atribulada, e você vai acabar não conseguindo cumprir tudo: normal de jogo! É não desanimar e continuar trabalhando para que próxima semana tudo esteja em dia.

Vale salientar que ninguém é uma máquina. Procrastinação é normal, é coisa de gente, aumenta se você estiver mental ou fisicamente cansada. Então reserve sempre tempo para não fazer o que você gosta, inclusive fazer nada.

Reserve horas de trabalho

Existem até pessoas que funcionam melhor durante o dia e outras que ficam melhor trabalhando a noite. Entenda qual é seu melhor momento e respeite.

Tem gente que prefere delimitar as horas exatas em que irão trabalhar como um expediente, já eu prefiro determinar a quantidade de horas. Por exemplo, você pode determinar que vai trabalhar em seu projeto pessoal das 9h ás 12h e estudar das 14h ás 17h. Ou pode determinar que durante o dia vai trabalhar três e estudar outras três horas. Tento o máximo possível respeitar esse tempo, mesmo que muitas vezes sejam precisos ajustes. Mas a ideia central aqui é que você trabalhe e estude todo dia para evitar acumular quando o bicho pegar, e sempre pega. Sem contar que quando você já tem um ritmo de trabalho é mais difícil se desesperar quando o tal bicho está prestes a aparecer.

Outra coisa que me ajuda é alternar entre as atividades. Faço isso usando o sistema pomodoro, que eu falo sobre já já.    

Picote o seu trabalho

Que nem o Jack Estripador, por partes. Vamos supor que você precisa fazer um bolo, então você vai fazer uma lista em ordem de tudo o que você precisa até o bolo ficar pronto. Tipo assim:

  1. Fazer a lista de ingredientes e equipamentos necessários;
  2. Checar se tenho em casa esses equipamentos e ingredientes;
  3. Comprar os equipamentos e ingredientes que faltam;
  4. Pré-aquecer o forno;
  5. Untar a forma;
  6. Misturar os ingredientes na batedeira;
  7. Colocar os ingredientes na forma;
  8. Pôr a forma no forno;
  9. Checar se está pronto em 20 minutos.
  10. Esperar esfriar para desenformar.

Não sei fazer bolo, mas presumo que os passos sejam esses. O ponto é que se você já sabe o que precisa fazer evita que o fantasma da procrastinação venha te atazanar enquanto você pensa em qual é o próximo passo. E facilita muito na hora de montar um cronograma.

Determine prazos e monte um cronograma

Existem mil maneiras de se fazer isso, e nunca achei nenhuma que fosse exata pois na hora H sempre dá um problema ou outro. É a vida, não é?! O fato é que se você já tem pré-determinado o passo a passo e em quanto tempo precisa executar cada etapa fica até mais fácil para organizar quando der errado.

Há quem prefira determinar até em quanto tempo vai executar cada tarefa, mas na minha experiência nunca funciona e sempre me dá uma pilha a mais com o tempo. O que dá certo para mim, Jade, na hora de montar um cronograma é:

  • Picotar o trabalho em várias tarefas finais;
  • Determinar um prazo final pessoal (que é sempre antes do oficial pra me dar tempo de agir em caso de imprevisto);
  • Estimo a média de tempo que levaria para executar cada tarefa;
  • Separo as tarefas em blocos de 25 minutos;

Claro que alguns trabalhos exigem que você saia para comprar algo ou espere que outra pessoa faça a sua parte também. Por isso eu sempre monto cronogramas semanais, estimando quais tarefas eu vou executar em cada dia dentro das horas de trabalho que eu reservei.

Sistema Pomodoro

Em resumo, o sistema Pomodoro propõe dividir as suas horas de trabalho em blocos de 25 minutos espaçados por intervalos de 5 minutos e um intervalo de 15 minutos a cada 4 blocos. Eu ajusto essa proposta a minha realidade, claro, e poderia explicar aqui os vários motivos pelas quais isso me ajuda a espantar a procrastinação, mas fica para outra oportunidade.

Para alguns amigos não funciona, mas de forma geral vejo esse sistema colaborar para que a gente mantenha o foco e não se distraia facilmente respeitando o fato de que ninguém, ninguém mesmo, consegue ficar muito tempo fazendo uma coisa só.

Anote tudo!

Nunca confie na sua memória, ela falha. Sempre! Então vai adquirindo o hábito de ter sempre papel e caneta por perto ou as notas do celular mesmo. Sem anotar não funciona!

Sei que algumas coisas que eu disse aqui são até óbvias demais, mas às vezes é justamente na obviedade que a gente vai deixando as coisas de lado. Então favorita esse post e checa de tempos em tempos se você está de fato fazendo a sua parte para se organizar e afastar a procrastinação, mesmo que não seja com esses passos aqui.

Consiga e compartilha com a gente. Nos conte como é o seu processo de organização de trabalho!

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *