O Bairro Damas

Como um bairro residencial, o Damas, ainda preserva poucas lembranças do século passado, onde casarões adornam a principal avenida com a sua estética da arquitetura antiga brasileira.

Entre dois grandes e movimentados bairros de Fortaleza, o Damas surgiu, por volta dos anos de 1930, quando a aristocracia fortalezense decidiu fugir do tumulto do centro da cidade e da sede do antigo distrito da Parangaba, se instalando em grandes chácaras, local de descanso e grandes áreas verdes das “damas” abastadas da época. Daí o surgimento do nome do bairro Damas.

ocupação casas avenida joão pessoa
Ocupação de chácaras e casas nos quarteirões da Avenida João Pessoa. Fonte: Fortaleza Nobre

Porém, pode-se perceber que os novos loteamentos não eram somente para a ocupação de sítios, já que nos quarteirões da principal rota Fortaleza-Porangaba, atualmente chamada como João Pessoa, que cruza o bairro Damas inteiramente, há a construção de grandes casarões, dentre eles têm-se a Casa do Português que ainda sobrevive aos dias de hoje.

casa português bairro damas.
Casa do Português e outros casarões que sobrevivem ao crescimento do bairro Damas. Fonte: Fortaleza Nobre

Com o grande número de famílias ricas povoando o novo bairro de Fortaleza grandes equipamentos da cidade foram instalados perto das residências, como, em 1931 apresenta o surgimento do Ideal Clube, que manteve sua sede no bairro até a década de 1960, local frequentado exclusivamente pelos bem mais afortunados. Entretanto, a calmaria era um dos maiores atrativos do bairro.

sede ideal clube bairro damas
Legenda: Antiga sede do Ideal Clube no bairro Damas. Fonte: Fortaleza em Fotos

Com o passar dos anos o bairro foi se modificando e adaptando ao progresso da cidade, onde, hoje, o local concentra vários estabelecimentos comerciais e de serviço, além de grandes equipamentos urbanos, como o Pólo de Lazer Gustavo Braga, o Colégio Juvenal de Carvalho, a Faculdade Cearense, o Campo do Ceará e até mesmo o Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh) que ocupa um dos primeiros sítios do bairro. Apesar disso, há uma carência para equipamentos de saúde para as mediações.

capela colégio Juvenal carvalho.
Capela e Colégio Juvenal de Carvalho, década de 30. Fonte: Fortaleza em Fotos

Mesmo com a realidade violenta o bairro apresenta-se de modo bastante acolhedor e familiar para muitas pessoas, onde muitos moradores não supõem em deixar o local em hipótese alguma.

Quando estamos na faculdade vamos nos perdendo entre muitas cadeiras de projetos que muitas vezes deixamos de lado a parte histórica dos bairros e das cidades brasileiras, porém é sempre bom resgatarmos a nossa história e estudar a formação urbana. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, vem ler essa matéria: Desenvolvimento Espacial da Cidade de Fortaleza.

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *