O que são Espaços Públicos?
Édifícil encontrar definição única de espaço público uma vez que há várias vertentes a serem abordadas.

A palavra espaço vem do latim spatium, que quer dizer “extensão que contém seres e objetos”. Já a palavra público vem do latim publicus, que quer dizer “relativo ao povo”, de populus que quer dizer “povo”, também adquiriu o significado de “aberto a toda a comunidade”, em oposição ao privado. Então podemos definir rapidamente espaço público como uma determinada área onde nela estão contidos vida e equipamentos voltados para uso público acessível a todos. Segundo Yasminie Cerqueira, em seu artigo escrito em 2013, a noção de espaço público tem uso recente no urbanismo e ainda não foi objeto de uma definição rigorosa. Ela esmiúça teorias sobre o assunto à luz de vários autores que nos dizem que, até aqui, considera-se espaço público a parte não construída de uma cidade cujo o domínio e o uso é público, onde se processe mistura social que precisa permitir e estimular a convivência e o contato entre as pessoas através do uso comum e heterogêneo. Em seu artigo, Patricia Alomá (2013), define objetivamente o Espaço Público como “lugar da cidade de propriedade e domínio da administração pública, o qual responsabiliza ao Estado com seu cuidado e garantia do direito universal da cidadania e a seu uso e usufruto“.  Além do mobiliário urbano, são também lugares por onde passam e se desenvolvem as redes de infraestrutura viária, de transporte e técnicas que garantam a habitabilidade. Subjetivamente acrescenta-se também o uso dado pelos indivíduos e pelo coletivo que se expressa de diversas formas tais como histórias pessoais, lendas urbanas e movimentos populares. ALOMÁ (2013) também determina como característica fundamental do espaço urbano a conectividade de lugares e pessoas de todo tipo e procedência, em qualquer momento. Portanto, o espaço público é, obrigatoriamente, democrático.
Carnaval em Fortaleza nas proximidades do Mercado dos Pinhões
Segunda Carla Narciso em artigo publicado em 2009, o espaço público, mesmo que a priori seja identificado a “olho nu” por características físicas formais, é na verdade um espaço simbólico que requer tempo para se formar e ter sua existência constatada. Então, se a juntarmos o que esses três artigos nos disseram aí em cima, podemos rapidamente concluir que é difícil encontrar definição única de espaço público uma vez que, mesmo que acabem se interligando, há várias vertentes a serem abordadas. Entretanto, pode-se afirmar que o espaço público é de acesso muitas vezes irrestrito, pertence a malha urbana, é um espaço de passagem e de permanência, constituído por diversos agentes.

Bibliografia

CERQUEIRA, Y. M. (2013). Espaço Público e Sociabilidade Urbana. Apropriações e significados dos espaços públicos na cidade contemporânea. Natal, RN, Brasil: UFRN. ALOMÁ, P. R. (19 de Dezembro de 2013). O espaço público, esse protagonista da cidade. Fonte: ArchDayli Brasil: http://www.archdaily.com.br/br/01-162164/o-espaco-publico-esse-protagonista-da-cidade NARCISO, C. F. (25 de Agosto de 2009). Espaço público: acção politica e práticas de apropriação. . Conceito e procedências. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa
Como Citar essa Matéria
MARANHÃO, Jade. O que são Espaços Públicos?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 1 de dezembro de 2017. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-que-sao-espacos-publicos>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *