Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Uns dos projetos arquitetônicos mais complicados de se resolver, a meu ver, são os de arquitetura hospitalar com todo o seu programa de fluxograma, a compatibilização com as normas e ainda não podemos esquecer o conforto humano e as formas de humanizar um espaço tão hostil que Unidades Funcionais de Saúde podem ter.
Foi conversando sobre projetos arquitetônicos de hospitais e unidades funcionais de saúde com outros amigos arquitetos que me lembrei de uma série de arquivos que o meu professor de Projeto Arquitetônico passou para turma onde contêm várias instruções do Ministério da Saúde para fluxogramas, logísticas e layouts de ambientes necessários para a construção das Unidades Funcionais de Saúde aqui no Brasil.
Os PDFs são organizados de forma que disponibilizam as fichas funcionais de pré-dimensionamentos dos ambientes mais utilizados, localização, zoneamentos e fluxos das unidades de saúde, além das listas detalhadas de equipamentos e mobiliários necessários para cada espaço.
Agora é só curtir a nossa página do Facebook ou compartilhar essa matéria no Twitter para poder acessar os arquivos e baixá-los.
Como os arquivos são grandes, nos o disponibilizamos neste link.
Não consegui baixar