
Tantas coisas para fazer, tantas coisas para lembrar Ser multitarefa estar te atrapalhando?
Desde que comecei a trabalhar com arquitetura eu nunca fui de fazer somente uma tarefa por vez, até por que não tem nem como. No curso de Arquitetura e Urbanismo, os alunos já têm que se adaptar ao ritmo dos trabalhos e se desdobrar em vários para poder dar conta de todas as entregas que precisam ser feitas no semestre, mas ainda assim eu sempre fui curiosa e quando mais jovem queria fazer tudo que achava interessante.
Foi essa curiosidade, junto com a vontade de me conectar com pessoas e trabalhos diferentes dentro da arquitetura que me levou a criar o Projeto Batente com outros curiosos. E eu amo esse meu lado, mas agora com quase 10 anos desde que saí da faculdade, com alguns anos de bagagem dentro do mercado de trabalho eu me pergunto será que a profissão que escolhi sempre vai me “obrigar” a ter quer que dar conta de tudo?
Para quem trabalha em escritório, seja no seu próprio ou para outros arquitetos, sabe bem como pode ser desafiador e até desgastante, pois são tantas coisas para fazer e tantas coisas para lembrar que chega uma hora que a minha cabeça começa a falhar e eu já não sei mais o que eu preciso decidir, especificar, comentar, postar, curtir, desenhar, etc.
Eu já tinha comentado aqui como tudo agora é produção de conteúdo e eu ainda acredito que a pressa das redes sociais e obrigação de criar conteúdo com tudo mais atrapalha do que ajuda em profissões que envolvem criatividade, mas, além disso, as milhões de atividades que precisamos exercer dentro do escritório estão acumulando de uma forma que eu paro e penso se ainda vale a pena me esticar tanto para poder abraçar tudo.
Hoje muito se fala sobre como as tarefas estão cada vez mais setorizadas e as pessoas se tornando especialistas em determinados assuntos e tipos de projeto, mas ainda não é o comum do mercado de arquitetura. Tem alguns casos que escritórios conseguem terceirizar alguns serviços e colaborar com outros profissionais, mas e aqueles que são autônomos? Quem precisa dar conta de todas as etapas do projeto e de todas as pendências administrativas, financeiras e de marketing do escritório? É bem difícil, né? E tem momentos onde todas essas tarefas ocupam tanto espaço na agenda que o mais importante, o projeto, acaba ficando negligenciado.
Meu Deus, que confusão! Minha cabeça já está doendo de pensar em tudo que tenho que pensar essa semana.
Eu não vim aqui para trazer uma solução prática de como resolver isso.
(Ainda)
Acho que esse texto é mais como mensagem para quem está pirando com tantas coisas para fazer e dizer que você não está sozinha (o), se isso servir de consolo. Porém, acredito muito que conversar e trocar figurinhas dentro da profissão faz um bem danado e quem quiser deixar um comentário abaixo contado a sua rotina de trabalho ou dicas de como podemos melhorar esse lado da arquitetura será sempre bem-vinda (o).
Então, se quiser compartilhar sua rotina ou alguma dica para tornar essa loucura um pouco mais leve, os comentários estão abertos. Vamos conversar.
Nossa, vc botou pra fora muito do que eu penso. Quando a gente da conta de tudo esquece de dar conta da gente.