As ilustrações de Valdir Muniz

Se tivesse de escolher uma arte pra ser “o cara”, escolheria sem dúvidas o desenho, essa expressão da criatividade através de traços, cores e sombras sempre me encantou os olhos e me prendeu a atenção á um nível bem particular. Porém, como nem tudo são flores, e nem toda pintura é arte, me resguardo ao titulo de amante, admirador, e tudo mais que tem de positivo por quem assiste esses artistas trabalharem. Sempre admirei, e quase sempre fico chocado com a qualidade gráfica e criatividade dos ilustradores, imaginação ímpia que deve ser compartilhada.

Por falar em compartilhar, apresento hoje pra vocês um ilustrador que tive o prazer de conhecer, ele é daqui de Fortaleza-ce, e arrasa nas ilustrações. É o Valdir Muniz, um “ser humaninho” tão incrível quanto suas ilustrações, transladando o ditado “diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem tu és”, ousadamente personifico “Mostre-me tuas ilustrações que eu te direi quem tu és”, e minha gente: Que ilustrações, e que pessoa…

Valdir conta que sempre foi incentivado em sua arte, principalmente por sua mãe, que sempre lhe comprava aquelas revistas antigas de ligar pontinhos, no qual ele mesmo diz ter sido um ótimo exercício. (Olhem a dica aí, vou já passar numa banca, nunca é tarde, vai que… rsrs). Como tudo é treino, exercício, transpiração e tentativas, desenhar se tornou parte dele,e não é exagero, independente de lugar, hora, humor, papel ou lápis, Valdir está criando, quando não, está dando comida aos 18 gatinhos que tem em casa (Isso mesmo, dieciocho compañeros).

Virei o terror dos professores do colégio por rabiscar todos os livros e cadernos! Mais velho, depois de entrar no curso de Design Gráfico, descobri que a ilustração não seria apenas um hábito recreativo, mas uma forma de expressão que acabou me profissionalizando no ramo.

Valdir não só desenha, não se trata de uma expressão de criatividade apenas. Isso não minimiza. Claro que não, vai além. Usar um talento como instrumento de difusão de ideais humanitários que tragam amor, personificação, pensamento e igualdade, faz com que seus desenhos transmitam muito mais que técnica e beleza. Aliás, a verdadeira beleza tá naquilo que é traduzido, a verdadeira beleza não se vê apenas com os olhos, e sim com o coração. Valdir tem uma pegada ativista na defesa de temáticas LGBTQ’s, transpassando por estéticas religiosas e elementos fantasiosos, inclusive Valdir teve uma de suas ilustrações compartilhadas pela artista transexual ativista Linn da Quebrada, isso mesmo, a “bicha preta”, e a Diva Master Drag Pabllo Vittar ainda curtiu. “Iukê”? se você quer sucesso, segura essa bebê, e por falar em “fantasiar”, tá na hora de minhas palavras serem comprovadas não é mesmo? Vou deixar de falatório, e afirmar minha defesa através de suas ilustrações.

Com vocês, as ilustrações de Valdir Muniz:

Ricardo Lionn
Arquiteto e Urbanista
Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala.

Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.
Ricardo Lionn on FacebookRicardo Lionn on Instagram

Ricardo Lionn

Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala. Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *