Como nosso cérebro enxerga.
O que o nosso cérebro tem haver com Diagramação?

Na hora de fazer a Diagramação do seu Caderno de TCC, Portifólio Pessoal, Prancha de Apresentação, Slide ou o que for, é importante ter uma boa de noção sobre assuntos como Cromática, Uso de Fontes, Cronologia das Informações e diversos outros assuntos que certamente você encontra em cursos e pela internet à fora.

Todos esses temas têm como base um tópico em comum: Como o nosso cérebro interpreta informações visuais, ou, para facilitar, Como nosso cérebro enxerga. 

E é sobre isso que queremos conversar com você!

Com certeza você já passou por uma situação onde estava tão concentrad@ fazendo uma atividade (lendo, detalhando alguma planta, cozinhando ou qualquer coisa) que esqueceu o barulho que o ventilador estava fazendo ou o som da TV. Isso acontece por que o nosso cérebro tenta dar mais atenção ao que é mais importante para nós naquele momento (Informação Primária) e deixa outras informações de lado (Informações secundárias). Isso não acontece apenas com a nossa audição, mas com todos os nossos sentidos.

Imagine duas fileiras de cadeiras. Na primeira, temos todas as cadeiras exatamente iguais, perfeitamente espaçada entre si e todas da mesma cor.

Na segunda, temos a mesma quantidade de cadeiras, o mesmo espaçamento entre elas, mas uma das cadeiras tem uma cor completamente diferente.

Sem dúvida alguma quando você olhar para a primeira fileira seu cérebro vai entender que ali existe um padrão e seu olhar vai passar despercebido, sem dar muita atenção às cadeiras. Já na segunda, existe uma cadeira que foge do padrão e, sem dúvida, ela vai ser o centro das atenções. Seu cérebro vai focar nela e deixar as outras cadeiras em segundo plano.

Na Arquitetura, quando olhamos uma prancha de concurso nacional de um desconhecido, por exemplo, o que nosso cérebro quer naquele momento é entender sobre o que é aquele projeto, e naquele momento nada é mais familiar do que as informações textuais. Por mais que não saibamos o assunto do projeto, buscamos de forma inconsciente uma referência textual para tem um primeiro contato com o tema do projeto.

Isso acontece por que da hora que acordamos até a hora de dormir estamos em contato com nossa língua nativa/vocabulário. Seja em pensamento, leitura ou escrita, esse é o elemento que nosso cérebro tem mais familiaridade, daí vem a importância de destacar o título do seu projeto em pranchas de concurso.

Talvez a dica mais valiosa que podemos dar seja: DEFINA HIERARQUIAS DE INFORMAÇÕES, seja utilizando Cor, Tamanho ou estabelecendo padrões e fugindo deles.

Entender esses comportamentos do Cérebro e o que são informações primárias e secundárias é a base para um bom design e uma boa Diagramação.

Como Citar essa Matéria
DIORAMA. Como nosso cérebro enxerga. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 24 de junho de 2020. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/como-nosso-cerebro-enxerga>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Diorama
Escola de Ensino Livre
A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.
Diorama on FacebookDiorama on Instagram

Diorama

A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *