Dicas para evitar a procrastinação 2 (Sistema Pomodoro)

Eu comecei a falar aqui sobre alguns pontos para evitar a procrastinação, e falei só um pouquinho sobre o Sistema Pomodoro. Daí percebi que é algo que pode ajudar só muito, principalmente quando já se sabe o que fazer e como fazer, mas tem problemas para botar em prática.

É essencial dizer que preguiça todos nós temos, todos adoramos assistir série ao invés de trabalhar, todos nós adoramos nos perder nos Stories do instagram. Então delimite tempo para fazer isso, que aí você não deixa de fazer nem uma coisa nem outra. Sem essa de “não consigo”, “me distraio fácil”, “não tenho ânimo”. Tudo é treino! Pode começar e não desistir nos primeiros 15 minutos, até porque para aplicar essa técnica você só precisa de você mesmo e do timer do celular.

Tudo que eu vou falar aqui é baseado na minha experiência pessoal, uma vez que eu já uso esse sistema há alguns anos e vem dado certo.

Como funciona o Sistema Pomodoro?

Resumindo e levando ao pé da letra, a sua hora é dividida em dois tempos de 25 minutos e dois tempos de 5 minutos, que dão 50 minutos de trabalho e cinco de descanso. A cada duas horas você tem um tempo de descanso maior, de 15 minutos. Isso porque parte-se do princípio que nossa mente não consegue passar longos períodos de concentração sem uma recompensa, no caso esses cinco minutos de descanso.

Como começar?

Então faça uma lista de tudo o que precisa ser feito, já dei até dicas de como fazer essas listas aqui, e comece! Nos primeiros espaços de tempo vai ser difícil manter o foco, mas não desista. Eu demorei cerca de uma semana para conseguir me adaptar. E quando passo algum tempo sem adotá-lo demoro um pouco também para me readaptar.

Não posso tirar o foco do que estou fazendo?

O ideal é que não tire!

Mas não vivemos em um mundo ideal, nem você é uma máquina. Se tiver de atender o telefone atenda, responda o que o coleguinha pergunta, passe a caneta que o amiguinho pediu… O que não vale é abrir facebook, instagram, whatsapp e um monte de outras ferramentas que te distraiam do que você estava fazendo!

E se eu me distrair do que eu estava fazendo?

Recomece!

No começo você vai recomeçar várias vezes. Normal de jogo. Se perceber que faltando dez minutos você parou o que tava fazendo para conversar, ver vídeo de gatinho ou rabiscar no caderno, volte a tarefa que você estava fazendo e retome o tempo do começo.

E se eu não terminar tudo em 25 minutos?

Não vai terminar!

A ideia do Sistema Pomodoro é que você porcione suas tarefas e faça-a em vários pequenos espaços de tempo. Então acabou os 25 minutos, pare! Vai andar, beber água, conferir o wpp… Acabou seus 5 minutos de descanso, volte!

Nada de jeitinhos, do tipo, “trabalhei 30 minutos agora vou trabalhar só 20 minutos daqui a pouco”. Aí você baldeia o meio de campo. A ideia é treinar seu cérebro a manter-se focado naquele tempo, desligar, e voltar a focar. Se for pra sempre mudar o tempo de trabalho aí acredito que a adaptação não vai ser legal.

Posso adaptar a minha realidade?

Deve!

Tenho um amigo que trabalha 20 minutos e descansa 10. Segundo ele faz parte do trabalho manter-se atualizado das redes sociais, então ele precisa de um tempo maior conectado nas suas. Ok, é a realidade dele, necessidade dele!  Se eu for ficar tempo a mais em redes sociais vai ser para ver umas coisas nada a ver, então não.

Como vou saber se deu certo?

Anote, sempre!

Terminou aqueles 25 minutos de trabalhos, anota em um cantinho dizendo que tarefa você estava fazendo e se conseguiu concluí-la. Assim você também vai saber quanto tempo em média demora para realizar cada tarefa, e nas próximas vezes vai poder organizar melhor o seu tempo.

Organize e Planeje!

Nada funciona se sua mente está bagunçada e você não sabe nem por onde começar. O Sistema Pomodoro também não vai funcionar.

Não se sabote.

Não está a fim de começar? Comece mesmo assim!

Estabeleça prazos e cumpra. Se não der, não desista e estabeleça um novo prazo!

Resumindo

  1. Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer. (tem dicas aqui)
  2. Pegue um timer ou cronômetro (serve do celular ou desses links aqui e aqui), e adicione tempos de 25 minutos, 5 minutos e 15 minutos.
  3. Como eu também já disse antes pré estabeleça quanto tempo você quer trabalhar.
  4. Trabalha 25 minutos e descansa 5. O quarto descanso é 15 minutos.
  5. Não é mágica, ninguém consegue se adaptar do dia pra noite.
  6. Não precisa engessar para dar certo, adapte.
  7. Anote sempre sua evolução e o tempo que realiza suas tarefas.
  8. Não se auto sabote!

O semestre letivo já vai começar, então pra quem estuda é uma ótima maneira de estabelecer uma rotina de estudos e confecção de trabalhos. Pra quem não estuda é bem legal também para construir uma rotina de trabalho, conhecer seu tempo até para depois conseguir precificar suas horas de trabalho.

Tem uma maneira diferente bacana de fazer seu trabalho render? Pois conta pra gente! Vai estar ajudando um monte de gente que ainda não encontrou sua maneira!

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
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