O arquiteto e a lesão por esforço repetitivo – L.E.R.

Hoje a nossa resenha veio em forma de alerta, um acautelado que é indispensável você ler, até porque envolve uma dor terrível e que pode acabar em cirurgia.

Você já ouviu falar em Lesão por Esforço Repetitivo, a tão temida L.E.R.? Se ainda não ouviu, ou até mesmo ouviu e não se importa porque ainda não aconteceu com você, cuidado, porque o termo “ainda” merece um cuidado e um crédito enorme nesse caso, ela pode está bem mais perto do que você imagina.

Há alguns anos recebi uma advertência por está propício a ter L.E.R. segundo os sintomas e as características das dores que eu vinha sentindo, minha rotina de trabalho como Designer gráfico me traziam horas e horas na frente de um computador; “virotes” de noites e finais de semana em meios aos trabalhos, que no final quem comandavam não eram mais os comandos dos programas e sim a dor que eu estava sentindo nos punhos, principalmente no que eu segurava o mouse; dores nas pernas por está sentado muitas horas na mesma posição, fora a dor nas costas e nuca pela posição frente ao computador, agora me diga sinceramente? Você se identifica com essa rotina?

Nós estudantes e arquitetos, temos quase que essa mesma prática e dependendo do período a temos em uma escala bem maior, e cá sejamos sinceros, meio à correria das entregas dos projetos quem se lembra de ficar parando pra se exercitar? Se não for nossa mãe “reclamando” que estamos muito tempo trabalhando, nem sentimos o tempo passar não é mesmo? “Mãe é mãe” e esses alertas podem lhe livrar de passar por um diagnóstico horrível que vem pelo exame das “agulhinhas”, se dor lhe causa medo, procure mais sobre esse exame, eu quis sair correndo, nunca mais.

Gente, esses exercícios são tão simples e tão rápidos, que essa atividade nem parece que evita tanta dor, você só precisa parar à cada hora trabalhada e se exercitar de 5 a 10 minutos, quase nada, (as vezes paramos mais que isso pra ficar nas redes sociais).

Essa Lesão soma mais de 70% das doenças profissionais registradas no Brasil, não se deixe fazer parte dessa porcentagem, uma simples pausa na correria dos projetos pra você trabalhar o seu bem-estar não é perda de tempo, é inteligência e precaução, pensar na ergonomia adequada e no nível de estresse que você está se permitindo não é “besteira”, é saúde e precaução, e se a gente não se atentar à esse cuidado, a consequência, e lhe digo por experiência própria não é nada confortável, pode ser tardio mas quando a dor vem, sai de baixo.

Separamos aqui pra vocês um passo-a-passo dos exercícios que podemos e “Devemos” fazer pra evitar a L.E.R.

Fonte da imagem: dicaseducacaofisica.info

Espero que agora você já esteja fazendo os exercícios, ou pelo menos que daqui uma hora você os façam, forte abraço e até a próxima.

Ricardo Lionn
Arquiteto e Urbanista
Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala.

Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.
Ricardo Lionn on FacebookRicardo Lionn on Instagram

Ricardo Lionn

Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala. Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *