Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Após muitos anos de degradação do planeta, decorrida da ação predatória do ser humano à natureza, o tema da sustentabilidade gradativamente vem sendo discutido em vários locais, principalmente no meio da arquitetura e urbanismo, além de outros setores. Com a preocupação da preservação do meio ambiente é percebido uma série de esforços, com maior conscientização e acompanhados de uma evolução tecnológica de grande importância, com o objetivo de solucionar os problemas atuais para o alcance do ambiente sustentável para todos.
Utilizado, primeiramente, nos anos de 1970, o vocábulo sustentabilidade significava a viabilidade do ecossistema de amortecer as tensões ambientais sem mudar sua condição ambiental.
Porém, o termo sustentabilidade, apesar de ser um tema que não possua um conceito sólido, pode ser empregado, nos dias atuais, para definir as intervenções e as atividades humanas que se propõem suprir as necessidades atuais dos seres humanos, mas sem afetar o futuro das próximas gerações. Ou seja, a expressão está diretamente ligada ao modo como desenvolvimento humano aconteça sem agredir o ecossistema, utilizando-se de meios inteligentes para que eles se mantenham posteriormente.
Basicamente a ideia de sustentabilidade se apoia em três pilares fundamentais: ambiental, econômico e social. Onde toda ação sustentável deve atender os seguintes requisitos básicos:
Diante do critério ecológico temos o prisma do ambiente natural, que necessita que sua manutenção seja feita regularmente, evitando a degradação definitiva do espaço. Já na dimensão social da sustentabilidade encontramos valores para o desenvolvimento de todos os seres igualitariamente, sem admitir exclusão e iníquo.
Seguida do critério social temos o aspecto econômico, que não irá aparecer numa visão a curto prazo, pois seus resultados sempre precisam de duração maior para garantir sua eficácia, revelando-se como um fundamento decisivo para que a sustentabilidade opere de forma adequada, equilibrando os custos das ações humanas e o combate ao desperdício.
Após o estudo do conceito de ser sustentável e como podemos aplicar a sustentabilidade, torna-se uma das preocupações principais as intervenções que recupere o direito do ambiente natural de ser preservado, garantindo às futuras gerações uma vida digna e igualitária.
LIMA, Aryane. O que é Sustentabilidade?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de janeiro de 2018. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-que-e-sustentabilidade>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating