O que podemos aprender com o Palácio Gustavo Capanema?
A arte como valorização da cultura de um país e identidade de um projeto.

O Palácio Gustavo Capanema é um edifício localizado no Rio de Janeiro, foi projetado para ser sede do Ministério da Educação e Cultura. Dentre os arquitetos que participaram de seu projeto estão: Lucio Costa, Carlos Leão, Afonso Eduardo Reidy, Ermany Vasconcelos, Jorge Moreira e Oscar Niemeyer, além de contado com a consultoria de Le Corbusier. O edifício é considerado um marco no estabelecimento da arquitetura moderna no Brasil, obedecendo aos cinco pontos estabelecidos por Le Corbusier que são: fachada livre, janelas em fita, terraço jardim, pilotis e planta livre.

Mas o ponto que gostaria de dirigir a atenção vai além de sua importância para a arquitetura moderna. O projeto também é um grande exemplo na valorização da arte. Além de todos os arquitetos que fizeram parte de sua concepção, muitos outros artistas também fizeram parte disso e deixaram sua assinatura no local. No térreo somos apresentados aos belos jardins pensados pelo paisagista Burle Marx, também podemos ver painéis pensados por Candido Portinari e Paulo Rossi, além de esculturas feitas por Celso Antônio de Menezes, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulos, entre outros.

Arte que está livre para ser vista e vivida por todos os que transitam no seu espaço, arte que torna o edifico único, arte que faz com que ele mantenha sua importância mesmo depois de 73 anos de sua inauguração. Ao contrário da maioria dos projetos de hoje, que já perdem sua importância antes mesmo de serem construídos, se misturando no mar de tantos outros iguais e sem valor cultural algum.

Aprendemos com o Palácio Gustavo Capanema que devemos valorizar as artes em nossa arquitetura. Se avaliamos algo relevante a contribuição que um projeto pode ter para a cultura de um país, se queremos que os nossos futuros projetos não sejam esquecidos antes mesmo de saírem do papel, esse ponto deve ser considerando de grande importância.

Hoje não temos mais Portinari e tantos outros que fizeram parte desse projeto, mas temos muitos outros bons artistas que merecem ter sua obra valorizada, preservada e difundida em nosso país, e a arquitetura é um importante meio para isso.

Como Citar essa Matéria
ALVES, Marcelo. O que podemos aprender com o Palácio Gustavo Capanema?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 23 de setembro de 2019. Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-que-podemos-aprender-com-o-palacio-gustavo-capanema/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

 

Marcelo Alves
Estudante de Arquitetura
Cristão, estudante de Arquitetura e Urbanismo, viciado em conhecer lugares no Google Earth e preocupado com o projeto de TCC mesmo faltando 3 anos.

Marcelo Alves

Cristão, estudante de Arquitetura e Urbanismo, viciado em conhecer lugares no Google Earth e preocupado com o projeto de TCC mesmo faltando 3 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *