Papel do Arquiteto em Obras
O profissional pode exercer algumas atividades no decorrer da construção cujas definições dependem do que for acordado em contrato.

Se formos pegar como base a Resolução 21 disponível no site do CAU, as atividades e atribuições possíveis para alguém formado em arquitetura são várias. Mas o papel do Arquiteto especificamente em obras costuma a gerar dúvidas uma vez que pode se confundir com o papel do Engenheiro Civil.

É comum assumir que a função do profissional de arquitetura se resume à questão estética. Entretanto, se pensarmos no arquiteto como o grande idealizador de um projeto é fácil presumir que também seja um facilitador para que as coisas corram bem das primeiras plantas à entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra. Planejamento este é primordial para que a construção ofereça o melhor custo benefício.

E qual seria o profissional mais indicado para assumir a responsabilidade pela execução ou gerenciamento de uma obra se não o autor do projeto que está por dentro de todas as suas particularidades?!

O profissional pode exercer algumas atividades no decorrer da construção cujas definições dependem do que for acordado em contrato.  No caso de o Arquiteto ser o responsável legal pela execução da obra assume então as responsabilidades e eventuais sanções penais. Logo, é ele o responsável por cumprir as exigências legais, garantir o funcionamento das instalações e a qualidade da construção por até cinco anos após a conclusão da obra, segundo o código civil.

A Arquiteta Lilian Mendes fez um panorama geral de quais seriam as atividades que podem ser exercidas pelo Arquiteto dentro da obra:

Acompanhamento Básico de Obra ou Visita Técnica – um número pré-estabelecido de visitas do profissional com horário de início e término marcados, para vistoriar itens ou serviços previamente estabelecidos, como qualidade geral da obra, qualidade geral dos serviços e dos materiais e demais itens de interesse do contratante. Em cada uma dessas visitas, são gerados relatórios com pareceres sobre os itens verificados e demais documentos que demonstrem o acompanhamento da obra quando pertinente.

Acompanhamento técnico – visitas pré-estabelecidas regulares ao local da execução, em maior número do que no acompanhamento básico, bem como com itens ou serviços a serem vistoriados igualmente previamente estabelecidos. O arquiteto vistoriará a qualidade geral da obra, materiais e serviços, bem como poderá sugerir soluções para interferências e alterações. Dessas visitas são gerados relatórios técnicos com registro das atividades desenvolvidas na obra e documentação fotográfica.

Administração da obra – o arquiteto é contratado como o fiscalizador da construção ficando responsável por fiscalizar a qualidade da obra, dos serviços e dos materiais; resolver problemas que ocorram durante a execução, acompanhar o andamento e o cumprimento do cronograma.  Relatórios, pareceres e documentação fotográfica são documentos gerados dessa fiscalização.

Independente do caminho que se tome, é importante frisar que as obrigações do arquiteto e os produtos a serem entregues precisam sempre ser pré-estabelecidos em contrato para segurar tanto o profissional quanto o cliente.

Como Citar essa Matéria

MARANHÃO, Jade. Papel do Arquiteto em Obras. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 12 de janeiro de 2018. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/papel-do-arquiteto-em-obras>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

2 thoughts on “Papel do Arquiteto em Obras

  • 26/04/2020 em 5:02 pm
    Permalink

    Que relevância tem saber fazer o “quadradinho”? Qual é o valor disso? Jamais contrataria alguém que coloca a lacração antes do trabalho. Lastimável. Quem lacra, realmente não lucra. Odeia goiaba… isso também agregou bastante como profissional. Que perfil desprovido de inteligência.

    Resposta
    • 27/04/2020 em 2:02 pm
      Permalink

      Felipe,
      Sinta-se á vontade para expressar a sua opinião sobre a matéria, mas eu não estou pessoalmente aberta a suas críticas muito menos ofensas.
      Pra mim, desprovido de inteligência é quem não consegue entender a pluralidade e nem respeitar a individualidade alheia. Pior, vem no meu espaço botar em xeque a minha inteligência. Melhore!
      Sou muito grata pelos meus clientes e amigos pensarem diferente de você.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *