Pesquisa e Projeto A investigação como uma poderosa ferramenta de projeto.
O conceito de projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que têm início e fim programados, devendo resultar em um serviço ou produto final. Além disso, é preciso seguir e cumprir uma série de etapas para se obter o resultado final. Logo, gerenciar um projeto significa aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas às atividades atreladas à gestão com a finalidade de se atender aos seus requisitos. Gerar um resultado único, como um produto ou uma melhoria em processos; Ter sua elaboração progressiva; Estar conectado a um ou mais processos da organização; Possuir um escopo e recursos definidos são algumas das características de projetos que comumente são levantadas como principais, porém, uma outra essencial, é que todo projeto surge a partir de uma necessidade humana ou problemática existente.
Sentir necessidade é precisar de algo, é carecer de, é sentir falta do que é necessário ou daquilo que é indispensável para a vida ou para obter os meios de conservá-la. Sentir necessidade é aquilo que constrange de modo absoluto. A necessidade de um projeto surge a partir da identificação de um problema ou de uma necessidade visível. Desse modo, tendo o planejamento como requisito primário, elaborar um projeto é antes de qualquer coisa prover recursos no sentido de fornecer soluções, transformando idéias em algo concreto.
Na arquitetura e urbanismo lidamos com um alto nível de subjetividade no que se refere aos caminhos que o projeto pode seguir. Porém, entender o que o cliente deseja pode ser uma tarefa bem árdua devido a obstáculos de comunicação e necessidade de referências. O alinhamento das expectativas e vontades do cliente com o que realmente está sendo desenvolvido necessita de uma grande habilidade por parte do projetista. É imperativo a resposta do projeto está ao máximo próximo das expectativas e vontades do cliente, no entanto, existe outras premissas que devem ser levadas em consideração que poderão alterar os desejos vindos por parte do cliente. Esta “gestão de expectativas” pode ser um grande diferencial na sua prestação de serviço, trazendo mais satisfação ao cliente durante todo o processo e entregando maior percepção de valor do seu serviço.
O diagnóstico é uma etapa fundamental para um bom desenvolvimento e resultado de um projeto. É por meio do programa de necessidades que o/a profissional consegue captar exatamente a ideia do projeto desejado pelo cliente, o objetivo, a mensagem a ser transmitida, levantamentos legislativos, premissas do terreno e qual o resultado ele deseja alcançar. Com ele, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, diferenciais, entre outros. O programa de necessidades é um verdadeiro manual de instruções, que vai ajudar a direcionar o/a arquitetx a conduzir cada projeto e conhecer cada cliente em específico, sendo pessoa física ou jurídica.
O projetista deve gerar um movimento de investigação através de todas as possíveis premissas em volto ao projeto e entender que um bom projeto depende de um bom levantamento de dados, ou seja, é necessário entender que pesquisa e projeto andam juntos, sempre. O arquiteto e urbanista deve entender que irá buscar muitas informações estruturadas e desestruturadas para se montar uma base teórica que vai lhe servi para tomadas de decisões projetuais.
É comum que, às vezes, não seja dada a verdadeira importância ao diagnóstico, muitas vezes por falta de tempo do cliente ou por desconhecer a utilidade e importância desta etapa. Sem um diagnóstico bem feito, perde-se dados do cliente, não se consegue saber o real objetivo ou o que querem representar, resultando em uma proposta sem valor ou representatividade, além de acarretar em um maior tempo de execução do projeto. Um programa de necessidades bem feito e detalhado otimiza o tempo de execução do projeto, facilita a vida da empresa, pois vai possuir todas as informações necessárias e vai poder direcionar facilmente um plano e, claro, favorece o cliente, que vai receber o projeto da forma como desejava e mais rápido do que imaginava.
É possível que através da inovação de processos, a etapa de diagnóstico possa receber uma forma diferenciada e inovadora de ser realizada, desta forma, podendo resultar em consequências positivas no projeto final. E talvez se encontre um verdadeiro projeto inovador dentro de uma excelente pesquisa atrelada as expectativas do cliente.
Como Citar essa Matéria
MATOS, Alesson. Pesquisa e Projeto . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 14 de fevereiro de 2020. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/pesquisa-e-projeto/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Pingback: Briefing: Para otimizar a produção de projetos | Projeto Batente
Pingback: O que esperar de um projeto? | Projeto Batente