Por onde começar a diagramação do seu TCC

Então, chegamos àquele momento que sintetiza tudo o que foi construído no seu trabalho de conclusão de curso, e por que não dizer de uma jornada acadêmica inteira não é mesmo? O TCC é um compilado geral não só do seu projeto, mas de um sonho compartilhado com muitas pessoas, materializando-se agora no seu caderno. 

Pode acreditar, você levará esse produto para o resto da sua vida e, com toda certeza, ele será uma referência tanto para a sua evolução profissional, quanto para as memórias afetivas do seu “eu do futuro”. 

Tendo em vista tamanha importância desse material, nunca o deixe para a última hora ou menospreze a sua função. Acima de tudo, para bons resultados, é preciso um planejamento eficaz, que abrace todas as fases do seu projeto já de olho na formatação final. 

Nós da Diorama, sabemos o quão complexa essa fase da vida pode ser (já passamos por isso) e, por conta disso, resolvemos nortear a diagramação do seu caderno por meio de alguns conselhos-chave.

1- O seu caderno não é uma preocupação para o futuro.

Um dos maiores erros ao iniciar o TCC é acreditar que o caderno é uma preocupação futura. Não! É fundamental assumir essa bronca desde o início e colocar na sua agenda um lugarzinho para ele coexistir com a pesquisa e o projeto. 

Pense que tudo que você faz será rebatido no caderno e, dessa forma, trabalhar peças incompatíveis com o seu formato (seja pela escala, paleta etc) vai gerar muito retrabalho. Assuma uma referência, estipule um formato de apresentação deste caderno (A4, A3, etc) e seja o mais fiel possível com isso. 

Mas atenção, essas referências não são invariáveis e podem mudar/se aprimorarem com o tempo. O simples fato das suas escolhas andarem em paralelo com o projeto, vai te poupar de muita dor de cabeça e horas de sono perdidas, tentando encontrar lá na frente a “mágica” que encaixe todo o conteúdo gráfico em suas páginas.   

2- Busque referências.

Parta do princípio que bons trabalhos vem de mentes inundadas por referências. É fundamental que durante a produção do seu TCC, haja algum período separado exclusivamente para a busca de modelos de capas, sumários, páginas corridas, humanização de peças técnicas e 3ds. 

Separe tudo o que te agrada visualmente por meio de páginas especializadas (Pinterest, instagram, isuu etc) e, logo após, encontre uma narrativa que discrimine esses elementos pela similaridade estética. Fique atento ao design, cores, profusões ou minimalismos de cada referência com o intuito de encontrar o denominador comum entre eles. Estruture um moodboard e comece a rabiscar suas ideias no papel. Tenha certeza que, seguindo esses passos, a “síndrome do papel em branco” vai passar bem longe de você. 

3- Corrija todo o seu trabalho antes de começar a diagramá-lo. 

Um grande motivo para retrabalhos na hora de diagramar o seu caderno diz respeito a uma pesquisa mal corrigida. Então, na hora de abrir o seu “arquivo novo” do Indesign (ou qualquer outro software que utilize) certifique-se que sua pesquisa está completa, sem nenhum erro ou ausências argumentativas. Revise todas as correções com o seu orientador e peça o aval dele para dar seus próximos passos. 

Você, ainda assim, não estará livre de alterações, porém, tenha certeza que serão bem menos trabalhosas/complexas de se fazer. Essa orientação parece simples, mas, pela nossa experiência nesses quase 10 anos trabalhando com TCCs, cremos que você resguardará horas preciosas para curtir sua família, ir ao cinema, dormir melhor ou se desprender desse processo tão desgastante. Pode confiar!  

4- Divida o seu processo criativo em fases:

  • a- Aberturas de capítulos 
  • b- Páginas corridas 
  • c- Índice 
  • d- Capa

A fim de favorecer o progresso do trabalho e potencializar o seu processo criativo, faz-se necessário dividir a sua mão de obra em etapas. Essa divisão, com toda certeza, vai segmentar seus esforços e garantir um maior aproveitamento pessoal na produção dos componentes do seu caderno. 

Primeiro de tudo, atenção para a ordem de feitura. Procure uma sequência que favoreça as etapas seguintes. Geralmente, começamos a identidade visual do caderno pela abertura de capítulos. Aqui, você encontrará o maior número de informações gráficas (imagens, texturas, ilustrações, fontes e paletas) que facilitarão as decisões das demais etapas. Seguindo o fluxo, estabeleça o padrão das páginas corridas, harmonizando as colunas de texto com as imagens integrantes dos capítulos. Estruture um índice óbvio e coeso que seja o mais direto possível na relação: capítulo – tópicos – páginas correspondentes. 

Por último, mas não menos importante, estruture sua capa e contracapa. Fica muito mais fácil decidir os elementos da capa quando temos um compilado geral da identidade visual do nosso caderno. Foque nas aberturas de capítulos e procure as texturas, imagens e fontes que mais se repetem. Encontre o denominador comum dessas informações e adapte para a capa. 

Essa sequência não é uma regra e pode sim sofrer adaptações de acordo com as suas necessidades, mas de um modo geral, ela organiza bastante o processo e dá um “norte” na sua produção.  

Por fim, esperamos que essas informações inspirem você no início dessa jornada rumo ao TCC e que contribuam para o seu amadurecimento acadêmico. Confia na gente! Vai dar certo! 

Como Citar essa Matéria
DIORAMA. Por onde começar a diagramação do seu TCC . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 31 de março de 2021. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/por-onde-comecar-a-diagramacao-do-seu-tcc>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Diorama
Escola de Ensino Livre
A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.
Diorama on FacebookDiorama on Instagram

Diorama

A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *