Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Já falamos de taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento e como calcular cada uma delas, mas você se lembra dos outros índices urbanísticos? Não? Então hoje, iremos revisar taxa de impermeabilidade, gabarito e afastamentos. Continua lendo!
Os afastamentos são importantes para garantir as condições mínimas em relação à privacidade, iluminação e ventilação do edifício, dessa maneira os recuos obrigatórios são afastamentos laterais, de fundo e frontal em relação ao as divisas do lote ou outras edificações dentro do terreno.
Existem algumas construções que não precisam estar dentro do afastamento, que são:
E também têm alguns elementos que podem avançar um pouco o recuo:
Para saber melhor sobre as áreas para o cálculo dos afastamentos é só procurar pelo Plano Diretor ou Código de Obras da cidade.
Essa taxa, que é expressa em porcentagem (%), significa a capacidade do solo de absorver as águas da chuva e é de grande importância para o meio ambiente. A taxa de permeabilidade é a relação entre a área do lote permeável e a área do lote.
O Plano Diretor mostra quais áreas devem ser computadas para o cálculo da taxa de permeabilidade, mas, geralmente, entram áreas dos seguintes elementos:
Sendo expresso em pavimentos ou metros, o gabarito é a altura máxima que edificação pode alcançar em determinada zona da cidade. Porém, existem alguns fatores que podem interferir na decisão do gabarito do edifício, tais como a necessidade da preservação da harmonia da paisagem (locais tombando ou patrimônio), a proximidade de aeroportos e até a largura da rua.
O Plano Diretor de cada município irá explicar melhor quais alturas são computadas para o cálculo do gabarito, porém existem alguns elementos que geralmente não são considerados:
Com essa segunda parte da explicação de Índices Urbanísticos deu para entender melhor todos os itens necessários para a construção de um projeto. O que você achou?
LIMA, Aryane. Como calcular Índices Urbanísticos? (2). Projeto Batente, Fortaleza - CE, 22 de janeiro de 2018. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/como-calcular-indices-urbanisticos-2>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating