Como calcular Índices Urbanísticos? (2)  Taxa de impermeabilidade, gabarito e afastamentos
Read Time:2 Minute, 14 Second

Como calcular Índices Urbanísticos? (2)
Taxa de impermeabilidade, gabarito e afastamentos

0 0

Já falamos de taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento  e como calcular cada uma delas, mas você se lembra dos outros índices urbanísticos? Não? Então hoje, iremos revisar taxa de impermeabilidade, gabarito e afastamentos. Continua lendo!

1.    Afastamentos ou recuos

Os afastamentos são importantes para garantir as condições mínimas em relação à privacidade, iluminação e ventilação do edifício, dessa maneira os recuos obrigatórios são afastamentos laterais, de fundo e frontal em relação ao as divisas do lote ou outras edificações dentro do terreno.

Existem algumas construções que não precisam estar dentro do afastamento, que são:

  • Estacionamentos sem cobertas;
  • Pérgulas;
  • Central de gás;
  • Piscinas, espelho d’água e muros de arrimo;
  • Construção no subsolo;
  • Escadarias e rampas de acesso;

E também têm alguns elementos que podem avançar um pouco o recuo:

  • Balcões, varandas e sacadas (a partir do segundo pavimento);
  • Marquises, beirais e platibandas;

Para saber melhor sobre as áreas para o cálculo dos afastamentos é só procurar pelo Plano Diretor ou Código de Obras da cidade.

2.    Taxa de Permeabilidade

Essa taxa, que é expressa em porcentagem (%), significa a capacidade do solo de absorver as águas da chuva e é de grande importância para o meio ambiente. A taxa de permeabilidade é a relação entre a área do lote permeável e a área do lote.

O Plano Diretor mostra quais áreas devem ser computadas para o cálculo da taxa de permeabilidade, mas, geralmente, entram áreas dos seguintes elementos:

  • Poços descobertos de iluminação e ventilação, que possuam área superior a 6,00 m² para locais fechados;
  • Projeção de beirais, varandas e platibandas de até 1,00 m de largura;
  • Áreas com pavimentação permeável intercaladas com pavimentação impermeável, onde não ultrapassem a 20% da área total;

3.    Gabarito

Sendo expresso em pavimentos ou metros, o gabarito é a altura máxima que edificação pode alcançar em determinada zona da cidade. Porém, existem alguns fatores que podem interferir na decisão do gabarito do edifício, tais como a necessidade da preservação da harmonia da paisagem (locais tombando ou patrimônio), a proximidade de aeroportos e até a largura da rua.

O Plano Diretor de cada município irá explicar melhor quais alturas são computadas para o cálculo do gabarito, porém existem alguns elementos que geralmente não são considerados:

  • Casa de máquinas e reservatórios;
  • Cobertura;
  • Subsolo;

Com essa segunda parte da explicação de Índices Urbanísticos deu para entender melhor todos os itens necessários para a construção de um projeto. O que você achou?

Como Citar essa Matéria

LIMA, Aryane. Como calcular Índices Urbanísticos? (2). Projeto Batente, Fortaleza - CE, 22 de janeiro de 2018. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/como-calcular-indices-urbanisticos-2>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

About Post Author

Aryane Lima

Arquiteta e Lighting Designer, Aryane ama compartilhar conhecimentos e é co-fundadora do Projeto Batente. Fascinada por urbanismo e pela interação entre pessoas e espaços, desde 2023 atua na área de Iluminação, sendo encantada pelo poder transformador da luz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *