Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Muitas vezes andando lado a lado com o planejamento e projeto urbano, o paisagismo pode até parecer como um resultado do trabalho urbanístico, mas o que pode acabar escapando da nossa percepção é que o projeto paisagístico vai muito além de só escolher “por cima” algumas espécies de vegetação para o seu jardim.
Em minhas pesquisas sobre vegetação nativa do Ceará, acabei encontrando sobre como o paisagismo de Fortaleza está dominado por espécies exóticas, podendo vim de outras regiões do Brasil ou de outros países, o que pode acarretar várias ameaças para a biodiversidade, como o nim indiano que pode competir com árvores nativas.
Já havíamos até comentado aqui no site sobre como o paisagismo moderno se manifestou no Brasil, porém uma coisa que sempre me veio à cabeça, ainda quando estudante na hora do planejamento do meu projeto urbano, é como eu poderia utilizar de espécies nativas para a composição do meu trabalho. No entanto, eu tinha um problema: Quais são as espécies nativas daqui do Ceará?
Dessa forma, separei para você cinco árvores nativas do Ceará, que você pode incorporar no seu projeto paisagístico. Olha só!
Uma árvore de grande porte, podendo chegar a 15 metros de altura, faz parte da mata ciliar do Ceará e é muito boa para fornecer sombras a grandes espaços.
Árvore ornamental de médio a grande porte, aparece na região de Caatinga e floresce entre os meses de agosto e setembro, ficando quase despida de folhagem.
Umas das mais bonitas, em minha opinião. O ipê-roxo floresce nos meses de inverno, entre maio e agosto, é uma árvore de grande porte ornamental e ótima para arborização e paisagismo urbano.
Sendo a árvore mais característica do sertão do Ceará, é de grande porte, podendo alcançar até 12 metros de altura e é ótimo para sombreamento do espaço.
Podendo ser encontrada em todo Brasil, especialmente na Caatinga, essa árvore de grande porte possui frutos que podem ser consumidos tanto por aves quanto pelo o homem, além de oferecer uma grande e boa sombra.
Essas foram só alguns exemplos de vegetação e a nossa flora nativa possui tantas espécies ótimas para serem incorporada na arborização e paisagismo urbano, então, porque não utilizá-las?
Average Rating